quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bastidores da gravação do DVD de Sérgio Reis e Renato Teixeira

Cena II, o dia D(e) gravação de uma megaprodução

Acordar cedo foi um terror e as pernas já estavam no esquema “escadas não”. No entanto, a gente pode chegar um pouco mais tarde no teatro, porque toda a estrutura já estava montada.
Estava marcado para às 11h a chegada de toda equipe mais a montagem do Back Drop (aqueles painéis que as pessoas param para posar para fotos e entrevistas), a montagem do catering e a chegada dos carregadores. Como tudo estava no horário – inclusive os carregadores – conseguimos até tomar um café no shopping.

A partir das 13h seria feita a mudança de posição de câmeras e grua. Como teríamos público, essa nova disposição de captação seria importante para fazer cenas não apenas do palco, como também da plateia.
E desculpem, mas em noite de Beyoncé em São Paulo, nós estávamos com o teatro super lotado!
De tarde faríamos a gravação da participação da dupla “Victor & Leo” - que passaria apenas algumas horas em São Paulo, vindos de um show e correriam para o sul do Brasil onde tinham outro compromisso na mesma noite. Realmente uma dedicação muito especial e que mostrou que realmente existe uma grande admiração deles por Sergio e Renato.

A equipe da dupla chegou pela manhã e já deixou tudo pronto. Nem quiseram ficar parados esperando a dupla com medo de cair no sono. Estavam acordados desde o dia anterior e teriam que aguentar mais umas doze horas para só então dormir.

Como um capítulo de novela
Os músicos chegaram para um check line (digamos que seja uma rápida passagem de som) às 13h e uma hora depois estava marcada uma reunião geral para que pudéssemos alinhar a dinâmica do show da equipe e definir como seria o processo de gravação.
Em uma gravação o show não ocorre de uma forma normal. Ele sofre algumas paradas, porque tudo precisa funcionar perfeitamente e tem que valer tanto para a captação de áudio como de imagem.
O figurino, por exemplo, não pode sofrer mudanças. Se houver dois ou mais dias de gravação, até mesmo detalhes como um relógio, uma pulseira, precisa ficar igual ao primeiro dia. Tudo isso para que possam fazer edições com continuidade de imagem. É como um capítulo de novela, certos detalhes não podem mudar de um dia para outro. Um erro de letra, mínimo que seja, também é motivo para ter que refazer a música ou uma falha no violão ou num cabo qualquer.
Foi decidido que as “refações” seriam feitas após o show, assim tentamos parar o menos possível. De 22 canções foram refeitas apenas cinco, o que é ótimo! Sergio e Renato encerram a reunião agradecendo o empenho e dedicação de todos, e pedindo que fossemos um grande time para que o show fosse incrível.
Hora de passagem de som para acertar algumas canções que ainda precisam ser alinhadas e meia hora de pausa para colocar o figurino do show, antes da chegada do Victor & Leo que estava marcada para 16h. No horário esperado nada da chegada da dupla. Tentativas de telefonema e caixa postal. O vôo tinha atrasado e uma chuva daquelas caía em São Paulo. E agora?

Mais tensão
Após mais de uma hora de atraso eis que chegam. Nossa preocupação, no entanto, não era com o nosso cronograma, mas porque sabíamos que eles teriam que terminar a gravação até 18h, tempo para que pudessem pegar o vôo para o sul do país. Eles chegaram ao teatro já passada das 17h... Pensam que eles estavam com pressa?

Trocaram de roupa, aqueceram a voz, receberam os empresários no camarim e desceram para gravar. Eles fizeram tudo na maior boa vontade e até tempo para entrevista eles arranjaram. Louvável o comportamento. Problemas nos cabos novamente atrasaram a gravação e mesmo assim eles não perderam o bom humor.

Com participação em duas músicas, entre pausas e ajustes, até que tudo ficasse perfeito foi quase uma hora de gravação. Concluída essa etapa, sem tempo para jantar, faltava o show!

Veja o making of de Victor & Leo




Fonte: Nota de Rodapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo(a) ao Blog Leo Chaves!

Obrigado pela sua visita, volte sempre e não deixe de comentar!