quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"Boa Sorte Pra Você" por Renato Teixeira.


Como é bom ouvir uma canção capaz de deixar a gente feliz. Limpa, clara e direta. Para ouvir no carro pelas estradas, numa manhã de domingo. Victor e Leo são artistas para grandes eventos, para lotar ginásios e fazer a festa.
Mas, também, são maravilhosos e poderosos artistas do rádio.
Dizem que “houve” uma era do rádio. Errado; a era do rádio é agora e sempre. É pelo radio que vem a consagração.
O cd “Boa Sorte Pra Você” traz essa proposta radiofônica, que é a base de tudo. É daí que vem a popularidade. É daí que as canções disparam pelo ar caçando ouvintes. O radio é o espírito da coisa.
A arregimentação, os arranjos e a própria vocalização de “Boa Sorte Pra Você” nos levam com gentileza e elegância e não nos confundem. A moçada se entrega completamente e os shows de Victor e Leo são sempre celebrações em torno das canções de felicidade. Tudo leve e solto, sem lenço e sem documento.
Tudo começou bem lá atrás, nos tempos de Cornélio Pires que foi quem inventou o personagem que fala errado e canta modas de viola. Ele percebeu o jeito diferenciado de ser do caipira e “radiofonizou” suas historias simples. A idéia era divertir as pessoas, alegrar o ambiente. A dupla surge em função da viola ponteada que precisava de um violão para deixar mais redondo. O músico do violão, já que estava ali mesmo, começou a fazer um contracantozinho aqui, outro lá e a coisa foi se ajeitando até o formato Tonico e Tinoco, um verdadeiro achado musical. Um formato essencialmente brasileiro.
No final dos anos sessenta, começo dos setenta com a grande transformação cultural do planeta, o caipirismo cumpriu seu ciclo de vida ativa e desapareceu.
Apesar de tudo, as músicas que eles fizeram continuaram agradando. Sérgio Reis, com “Menino da Porteira”, Chitãozinho e Xororó,com “Rancho Fundo” e Ellis, consagrando “Romaria”, uma nova proposta para a retomada do gênero, mostraram que, na verdade, a música da cultura caipira não estava morta; apenas se rearticulava, se repaginava e influenciava artistas preocupados em achar uma nova expressão musical fundamentada nos valores caipiras, sem dúvida um caminho mais difícil do que montar uma banda de rock and roll.
Com a chegada de Chitãozinho e Xororó, a popularidade do gênero se manifesta com todo o esplendor da sua história. Sempre fora assim. Em 69, por exemplo, quando Tonico e Tinoco anunciaram que iriam se apresentar num circo em São Miguel Paulista, a polícia teve que intervir na estação da Luz para conter a multidão que queria ir de trem.
Agora, relida e repaginada a música dos caipiras voltava à cena. Seria ingenuidade pensarmos que essa retomada seria possível utilizando apenas formatos antigos.
Fizeram uma espécie de antropofagia histórica, preservando a idéia da dupla e o costume de cantar para fazer a gente nunca esquecer quem é e somaram a isso a linguagem contemporânea que se pratica. Tudo simples e prático.
Foi assim que o eixo da música brasileira, que sempre girou no litoral, começou também a girar no interior e outra realidade apareceu.
O movimento que ficou conhecido como sertanejo conquistou o mercado e se igualou a outros altamente populares, como a Bossa Nova, a Jovem Guarda e o Tropicalismo. Todos nascidos de partos difíceis, é bom não esquecer.
Esses “movimentos” são momentos mágicos, onde o mercado escolhe os artistas capazes de reunir em torno de si o maior número de seguidores possíveis. Assim, o sertanejo se estabeleceu.
Na seqüência dessa tendência outras duplas vieram e muitas outras virão. Num futuro muito próximo os nossos artistas diferenciados, aqueles que passarão para a história ao lado de Noel, Chico e Tom Jobim, não terão mais que, necessariamente, vir do samba. A música do Brasil central, agora é uma opção clara, uma influência saudável de um interior articulado e, à sua maneira, cosmopolita.
Victor e Leo, cientes desse processo, se prepararam para o sucesso nas casas de shows especializadas e puderam vivenciar um contato direto com um público de grande influência no comportamento nacional.
Beleza, juventude e vozes bonitas, que não agridem e penetram em espirais delicados em nossos ouvidos. Ouvindo Victor e Leo ninguém se sente abandonado nem constrangido porque a sensação é boa para todos.
Nada é feio.
O som das vozes exatas tem a precisão de Vieira e Vieirinha e os vibratos, em determinados momentos, soam como soavam os maravilhosos vibratos do trio Irakitan.
Percebo também um certo “espírito de Gonzagão” que ronda deliciosamente muitas das canções da dupla. Estão ali a estrada, o sertão, o fogão rústico, a lagoa e sempre alguém a esperar. Aqui não avaliamos o lado dramático tão comum na música caipira original porque esse departamento está desativado, aguardando sua vez.
Victor e Leo é pra quem está de bem com a vida ou para quem está querendo chegar lá.
“Boa Sorte Pra Você” é para as novas gerações de brasileiros que buscam os valores que definirão a estética dos próximos muitos anos.
Canções de felicidade são e sempre serão o melhor caminho.

Victor & Leo - Boa Sorte Pra Você (por Renato Teixeira)

Informações Gerais – CD Boa Sorte Pra Você


O CD Boa Sorte Pra Você é o oitavo da carreira da dupla, gravado em 2010 na Fazenda Hortense em Uberlândia, MG. Foi produzido por Guto Graça Mello e por Victor & Leo e lançado pela Sony Music em novembro de 2010.

Lista de Músicas:
1 - Boa Sorte Pra Você (Victor Chaves)
2 - Água de Oceano (Victor Chaves)
3 - Não Vá Pra a Califórnia (Victor Chaves)
4 - Rios de Amor (Victor Chaves)
5 - Loura de Ouro (Victor Chaves)
6 - Retratos Rasgados (Paulinho/Nando/Cleberson Horsth/Serginho/Ricardo Feghali/Kiko Pereira – Roupa Nova Music)
7 - Nascemos Pra Cantar (Daniel Moore / Versão Chitãozinho / Versão Xororó)
8 - Quando é Amor (Victor Chaves)
9 - Mari Mariana (Victor Chaves)
10 - Flor do Campo (Victor Chaves)
11 - Água de Oceano (Victor Chaves) – Reggae

Músicos:
Percussão: Alexandre de Jesus, Baixo: Ivan Correa, Bateria: Leo Pires, Acordeon: Jander Paiva, Teclados: Marquinhos Abjaud, Banjo: Rogério Delayon, em “Não Vá Pra Califórnia”
Violão 1: Victor Chaves (todas as faixas)
Violao 2: Rogério Delayon (exceto em “Rios de Amor”)
Mixado por: Benny Facconne no Estúdio The Cavern, em Los Angeles
Masterizado por Chris Bellman no Bernie Goodman Mastering Studios, Los Angeles


Autor: Renato Teixeira / Assessoria Victor & Leo (Informações Gerais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo(a) ao Blog Leo Chaves!

Obrigado pela sua visita, volte sempre e não deixe de comentar!